Criado por Ynusitado

NETWEAVING


Introdução


Rede de relacionamentos baseada na generosidade. Movimento que cria ou fortalece redes através da conexão de pessoas. Também promove a conexão de diferentes redes, sempre com o foco em ajudar as pessoas sem expectativa de reciprocidade direta, isto é, ajudo alguém e o retorno poderá vir de outra forma, por outra pessoa em outro momento.


Oferece oportunidades de experiências que não seriam possíveis caso houvesse a necessidade de um reconhecimento egóico, financeiro ou material, pois são experiências baseadas em servir, ser útil e valioso a terceiros e ter como retorno imediato a sensação de ter sido útil e generoso. É baseado no paradigma da abundância, onde todos se empenham para que todos tenham dignidade no viver pessoal e profissional.
 
 
Solidão na multidão


A aceleração do conhecimento nos últimos anos, principalmente na última década, tem nos disponibilizado muita informação e convivência digital, mas não sabedoria para inspirar, aflorar um propósito que redefina a nossa forma de viver e conviver. Estamos mais conectados, entretanto mais solitários.

 

Essa redefinição por meio do netweaving nos tirará da “solidão na multidão”, que nos envolve de “frios amigos digitais”, para relações e amizades reais que sejam nossos cúmplices, e com a qual possamos contar em momentos difíceis.

 

Vivemos uma crise de valores e precisamos repensar as bases da chamada vida privada e pública. Sem generosidade, seja entre um casal, família, empresa, bairro, estado, pais ou planeta, não conseguiremos produzir de forma sustentável, gerar e distribuir riqueza baseada de formas justas de meritocracia, mas principalmente viver de forma tranquila e saudável.


Generosidade é justiça social no viver e conviver.


Convivência com relevância


Conviver é viver com pessoas, grupos e a natureza, e relevância é toda atitude que cura uma dor ou resolve um problema. Criar essa relevância no cotidiano nos permite construir “pontes” e não abismos por perfis falsos que mostram quem as pessoas “parecem ser”.

 

Com isso, esses abismos de perfis e opiniões, muitas vezes vazias, poderão se transformar em terrenos férteis para a construção de uma “rede de tecelões”, onde a generosidade, credibilidade e transparência sejam o fertilizante para que nossa humanidade possa se manifestar no cotidiano, desde pequenos gestos de solidariedade no dia a dia, até a construção de negócios conscientes e sustentáveis.

 

Sendo cada vez mais uma “rede de tecelões de pontes de generosidade”, teremos uma sociedade mais tranquila e justa, de onde surgirão de forma natural representantes públicos mundiais, estaduais e federais que realmente representem nossos anseios de abundância e alegria. 


Utopia é algo quem não se alcança, mas nos motiva seguir.

Netweaving nos negócios


O Netweaving não se restringe apenas às pessoas, famílias, comunidades, ONGs. Ele pode e deve ser usado por empresas para gerar awareness, aumentar sua reputação, engajar funcionários, clientes e stakeholders, fortalecer vendas, construir um legado.


Mais do que oferecer produtos e serviços de boa qualidade e gerar empregos, as corporações que farão sucesso no Mundo VUCA são aquelas que entenderem que seus papéis na sociedade vão muito além do tangível. É preciso estar presente, ouvir as pessoas, colaborar.


São vários os exemplos de empresas que estão inserindo o netweaving em sua cultura organizacional, proporcionando uma expressiva transformação na sua relevância social e na forma de fazer negócios. Elas perceberam que para um relacionamento saudável, duradouro e transparente com prospects e consumidores, é necessário que todos ganhem.


Temos desde ações espontâneas, geradas a partir de um desafio, como no caso do Chapolin Challenge, abraçado pela Dominos Pizza e depois por outras redes, até ações institucionais já incorporadas ao DNA da empresa, como o “Leia para uma criança, do Itaú”.


Benefícios do Netweaving


Viver e conviver baseado em netweaving melhora a vida no cotidiano e no trabalho.
 

Engajar
Ato de participar de modo voluntário para algum trabalho ou atividade.
Por ser inspirador e agregador, qualquer informação, forma de desenvolvimento e mobilização baseada em netweaving fica mais natural, verdadeira e duradoura.

 

Produzir
Criar (bens ou utilidades) para satisfazer as necessidades humanas.
O netweaving pode dar mais motivação para qualquer trabalho formal ou no cotidiano, pois pode transformar a maioria das atividades produtivas em algo relevante, envolvida por um propósito maior.

 

Legado
Construir uma vida de relevância a partir de pequenas ações cotidianas na vida e no trabalho.
Se quer saber se está construindo um legado, se pergunte: “Se eu morrer hoje, quantas pessoas se lembrarão de mim por quanto tempo ?”

 

Propósito
Aquilo que motiva a alma, a essência.
Um netweaver é inspirado e motivado a participar da criação de um mundo mais inspirador, sustentável e humano. Isso já define um propósito maior para sua vida, e escolhas pessoas e profissionais.

 

Branding
Gestão da marca de uma empresa, tais como seu nome, as imagens ou ideias a ela associadas.
Cada vez mais o consumidor de produtos e serviços, querem associar suas marcas a produção sustentável, gestão humanizada, responsabilidade social, diversidade e outras boas práticas. Netweaving pode apoiar o desenvolvimento deste posicionamento, como ser a ferramenta de manutenção pois faz de todos os stakeholders auditores ativos.

 

Vendas
Transferir a propriedade de algo para outra pessoa mediante o pagamento de um preço estipulado.
O netweaving pode melhorar e muito a percepção de valor de um produto ou serviço, criando um “diferencial competitivo inspirador”, inclusive não copiável quando as pessoas envolvidas são validadoras, dão credibilidade ao processo de venda fazendo daquela negociação muito mais do que uma transação comercial.

 

Reputação
Avaliação social do público em relação a uma pessoa, um grupo de pessoas ou uma organização.
Cada vez mais somos reconhecidos positiva ou negativamente pelo que somos, e o que somos é o resultado de nossas atitudes e comportamentos. Com netweaving a reputação passa a ser observado cotidianamente e norteadora de posturas e comportamentos, sejam pessoais, públicos ou empresariais. Avalia recorrentemente sua imagem na sociedade e no mercado, não para atender necessidades egóicas, mas sim para avaliar sua relevância e seu legado.

 

Sustentabilidade
Relacionado ao desenvolvimento sustentável, ou seja, formado por um conjunto de ideias, estratégias e demais atitudes ecologicamente corretas, economicamente viáveis, socialmente justas e culturalmente diversas.
Desenvolvimento sustentável está na base do Netweaving, e por este motivo presente em todas suas informações, formações e mobilizações, bem como na concepção de todos os serviços da SBN de transformação da sociedade e organizações privadas e públicas.